Pages Menu
Categories Menu
Atenção: todos os textos deste blog são de autoria de Cintia Amorim, estando devidamente registrados. É proibida a reprodução para fins comerciais sem a autorização escrita da autora. As violações serão tratadas por vias judiciais. Conheça também O LIMÃO QUE NÃO VIROU SUCO. Livro oficial aqui do blog.
Teoria afirma que avó materna exerce maior influência sobre todos os netos

Teoria afirma que avó materna exerce maior influência sobre todos os netos

0 Flares 0 Flares ×

O produtor cultural chileno Alejandro Jodorowsky, tem sustentado uma teoria que deixa as avós paternas de cabelos em pé. E traz mais elementos para a discussão sobre a interferencia dos avós na educação dos netos.

Não se trata de provocar desunião familiar, mas, segundo o chileno, apenas explicar uma percepção que é quase geral: os netos herdam mais cargas genéticas da avó materna do que da paterna.

A explicação se dá pelo fato  de as meninas já terem, antes de nascer,  todos os ovócitos formados na barriga da mamãe. E são eles os encarregados por produzir os futuros óvulos na vida da mulher que atinge a maturidade biológica.

<

Segundo Alejandro esses ovócitos carregam forte carga genética da mãe da mamãe, ou seja, da avó, carga essa que será transmitida aos netos.

Em  boa parte dos casos esses genes não se manifestarão na aparência dos netinhos, que podem até se parecer mais com a família do pai. Mas serão notórios em outros aspectos como temperamento, voz, algumas manias da criança.

Interferência indireta dos avós

Segundo essa teoria, até mesmo traços e fatos emocionais marcantes, como uma depressão vivida pela avó materna, pode causar uma maior influência na vida dos netos.

Bem… porém tudo isso é apenas teoria. Nada disso é científico, inclusive Alejandro não é cientista.

Estudos recentes têm demonstrado uma grande influência da genética paterna sobre as futuras descendências. E isso se dá especialmente na transmissão de algumas doenças hereditárias como hipertensão ou diabetes.

Agora complicou, né? Quer dizer que os pais ficam responsáveis pelas mazelas?

É possível que essa teoria tenha sido criada pelo fato de que, em boa parte dos casos, as avós maternas costumam ter mais contato com os pequenos do que as avós paternas.

É claro que nada disso é generalizante, e apenas  frutos de observações.

E você, o que pensa a respeito? Você também acha que a avó materna causa é responsável por maior interferencia dos avós na educação dos netos?

Deixe seus comentários logo abaixo. Lembrando que, não importa que seja teoria ou ciência, o fato é que é sempre bom contar algumas histórias para os netinhos.

 

Um grande abraço,

Cintia Amorim.

imagem: pexels.com

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Flares Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 0 Flares ×