Pages Menu
Categories Menu

Atenção: todos os textos deste blog são de autoria de Cintia Amorim, estando devidamente registrados. É proibida a reprodução para fins comerciais sem a autorização escrita da autora. As violações serão tratadas por vias judiciais.

Atividade escolar: produção textual ensino fundamental

Atividade escolar: produção textual ensino fundamental

0 Flares 0 Flares ×

 

Oi, se você é professor (principalmente de escola pública), já percebeu a grave dificuldade dos alunos com a produção textual. Por isso resolvi compartilhar esta atividade de produção textual para ensino fundamental.

Muitas vezes escrever simples bilhetes parece um grande desafio para boa parte dos estudantes. Expressar as ideias no papel parece uma barreira intransponível.

Em uma nação em que está evidente a formação de analfabetos funcionais, mudar essa realidade é compromisso de todo professor que queira, de fato, oferecer algo melhor para seus estudantes.

<

Proponho neste artigo a elaboração de uma atividade escolar de produção textual que pode ser aplicada por qualquer professor, de qualquer disciplina. Você não precisa de nenhum recurso complicado. Nem mesmo papel se não tiver. Apenas o quadro negro.

A partir dela você poderá trabalhar o desenvolvimento da escrita e da criatividades de seus alunos.

“Não se pode ser dentro de um vácuo. Expressamos nossa existência criando. A criatividade é a sequência natural do ser”. (May)

 

Produção textual ensino fundamental –

Quadro de palavras

A atividade do quadro de palavras é um excelente exercício para fazer os alunos quebrarem a cabeça. Consiste em montar uma tabela com algumas dezenas de palavras e pedir aos estudantes que montem frases usando somente as palavras apresentadas. Eles não poderão usar nada que esteja fora do quadro.

Normalmente faço essa atividade com um tema já definido. Por exemplo: estudo sobre países, urbanismo, produção de lixo ou algum assunto da geografia física.

Então seleciono de antemão as palavras que possibilitarão a construção de frases dentro do assunto abordado. Segue um exemplo:

Tema estudado em sala de aula: comparativo entre os continentes África e América.

atividades-de-producao-de-texto-ensino-fundamental

A África é um continente subdesenvolvido.Exemplo de frases que podem ser construídas com o uso da tabela acima:

  1. A América se subdivide em três continentes.
  2. O povo africano é, em sua maioria, negro.
  3. Estados Unidos e Canadá são países desenvolvidos.
  4. Em Angola é falado o português.
  5. A fome é menor nos Estados Unidos.

Em geral, peço aos alunos que construam dez frases, mas é possível fazer bem mais do que isso. O interessante é notar a dificuldade de muitos deles em montar sentenças com um sentido mínimo. Na verdade, alguns apenas amontoam as palavras, como nos exemplos abaixo:

  1. Na África são falado do Sul.
  2. Canada tem negro Argentina.
  3. Canadá fome Angola.

Pode parecer incrível, mas esse tipo de construção não é incomum. Também há as frases que, embora sejam gramaticalmente adequadas, padecem no aspecto semântico, tipo:

  1. O africano é um povo de fome.
  2. O Brasil é muito escândalo.
  3. O continente desenvolvido na maioria africano.

Produção textual – meio ambiente

Um outro exemplo de assunto que pode ser abordado através da atividade de produção textual ensino fundamenta é a educação ambiental. A sempre importante questão do meio ambiente. Vejamos agora o quadro abaixo:

produção de textos meio ambiente

Exemplos de frases que podem ser construídas a partir deste quadro:

  1. Reciclar o lixo é muito importante
  2. É preciso cuidar das árvores
  3. Não podemos poluir os rios
  4. Preservar o ambiente para preservar a vida
  5. Proteja nossas florestas
  6. O aquecimento solar é perigoso
  7. A água é essencial para a vida
  8. O Planeta Terra grita por socorro
  9. O homem pode cuidar da vida
  10. O meio ambiente é importante

É sempre importante salientar que é preciso deixar os alunos construírem as próprias frases, com autonomia. Desde que respeitem a regra de usar as palavras que estão no quadro, e não qualquer palavra que lhes venham a cabeça.

O interessante é observar a variedade de construções, e como, com o tempo e a prática persistente, os alunos começam a criar mais autonomia, fugindo do temível decoreba.

Conclusão: produção textual para o ensino fundamental

Creio que isso demonstra como muitos alunos têm dificuldade em se expressar de forma escrita. A dificuldade em escrever textos maiores começa, na verdade, com a barreira em montar pequenas sentenças ou, frases curtas.

Ora, o aluno que não consegue articular uma frase, muito provavelmente se sentirá desestimulado em escrever um texto com princípio, meio e fim. Por isso, a atividade de produção textual deve ser contínua.

É preciso ajudar os alunos a se expressar. Estimula-se a produção de frases, textos pequenos até chegarmos às redações e trabalhos mais elaborados. Do pouco ao muito.

Benefícios desta atividade de produção textual para o ensino fundamental

Recomendo a prática dessa atividade, pois,além de ser uma ótima maneira de exercitar a escrita, ajuda também a aprimorar a criatividade. Aliás, uma das coisas que a escola deve perseguir é a formação de alunos criadores.

Quando os desafiamos a construir algo, estamos colaborando para que sejam mais pró-ativos, ao invés de repetidores. Leia também: conceitos de neurociência para a educação.

Este é também um exercício de reflexão, análise, raciocínio que pode trabalhar tanto os conhecimentos prévios dos alunos, quanto os que foram adquiridos durante a discussão dos temas.

Para montar frases a partir de palavras dadas e dentro de um contexto específico, o aluno terá de fazer links, associações, terá de botar a cabeça para funcionar. E isso só lhe traz benefícios.

Esta a princípio é uma atividade que parece bastante simples, porém, trata-se de importante ferramenta em sala de aula. Pela prática que tenho, ao observar as caretas dos alunos ao tentar montar as frases, percebo o quanto estão sendo estimulados.

É uma atividade trabalhosa, mas também divertida. Vale a pena ser praticada em várias disciplinas ao longo do ano escolar. Torna-se um hábito rico para os estudantes.

Geografia, história, ciências, não importa que disciplina ministremos: todos podemos assumir o compromisso de estimular a produção textual no ensino fundamental.

Agora, por favor, se gostou deste artigo e acha que poderá ajudar mais pessoas, compartilhe esta atividade escolar. Basta clicar nos ícones das redes sociais abaixo ou ao seu lado.

Deixe também seu comentário, crítica, sugestão. Aos poucos vamos enchendo este blog com conteúdos que possam enriquecer a vida de todos. Em breve postarei aqui atividades de estímulo à matemática, que podem também ser utilizadas por professores de quaisquer disciplina.

um grande abraço,

Cintia Amorim.

Temas relacionados a este assunto:

produção textual ensino fundamental

atividades de produção de texto

atividades de produção de texto ensino fundamental

produção de texto ensino fundamental

atividades para produção de texto

produção de leitura e produção de texto

atividades de produção de texto 5º ano

imagem (com alteração): freepik.com

Artigo
Em
Classificação
51star1star1star1star1star

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Flares Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 0 Flares ×